Engº Agrônomo, MSc João Augusto Vieira de Oliveira

Agrônomo, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, com mestrado em Rennes, França, em gestão de empresas agrícolas e agroalimentares. 



Formação para interpretação e uso da ISO 17065 e avaliação da conformidade de processos e produtos.



Fundador e diretor, durante 10 anos, da certificadora Ecocert Brasil.



Consultor do SEBRAETEC-BA  adequação de empresas para certificação orgânica. 



Consultor do CESO CI Internacional, SA,  para o Estudo Comparativo sobre a Legislação e os Sistemas de Regulação de Alimentos Orgânicos da União Europeia e do Brasil, no quadro do projeto Diálogos Setoriais União Européia-Brasil. 



Membro da equipe de elaboração do projeto de pesquisa e desenvolvimento de nova cadeia produtiva de óleos essenciais orgânicos na região das Encostas da Serra Geral de Santa Catarina, projeto apoiado pela FINEP.



Membro do fórum brasileiro das certificadoras de produtos orgânicos por auditoria, na Câmara Setorial de Agricultura Orgânica do Ministério da Agricultura, quando do processo de discussão da regulamentação da Lei 10831/03 que normatiza a agricultura orgânica brasileira. 



Agrônomo da Acaresc/Emater/Epagri- Serviço de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina durante vários anos onde exerceu diversas atividades em diferentes níveis: extensionista local, coordenador de projetos de cooperativismo, agroindústria familiar, suinocultura, diretor técnico. 



Secretário Executivo da ACCS-Associação Catarinense de Criadores de Suínos  por 2 anos, onde também foi diretor do serviço de registro genealógico de suínos e da estação experimental mantida pela associação.



Secretário Executivo do Cepagro - Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo, durante 4 anos, com atuação nas áreas de: associativismo, cooperativismo de crédito, agroturismo em propriedades familiares, formação de jovens agricultores com utilização da pedagogia de alternância (Casa Familiar Rural).